Translate

Pesquisar este blog

Filmes



A Gangue (Ucrânia, 2014) - Sergey é matriculado em uma escola e logo entra para a gangue que age na instituição. Após praticar uma série de roubos, ele cresce na hierarquia do grupo, mas coloca tudo a perder ao se envolver com Anna, concubina do líder da organização.

Adala (Coréia do Sul, 1987), Uma história de amor entre uma surda e uma pessoa normal.

Adorável Professor - Mr. Holland (EUA/1995), professor de música tem um filho surdo.

Aliados contra o crime Fuzz (EUA/1972), Esposa de um policial é surda e tratada com simpatia e um bandido conhecido como "O Homem Surdo" é desprezado por sua deficiência.

Alpine Fire (Höhenfeuer) - (Suíça/1985), menino que se comunica em Língua de sinais.

Alvo Protegido (His Bodyguard) - (USA/1998), Um homem surdo que trabalha numa empresa de bioengenharia testemunha roubo de medicação experimental.

Amor secreto (Amour Secret - Stille Liebe) - (Suíça/2001), romance entre casal de surdos.

A Música e o Silêncio (Jenseits der Stille) - (Alemanha/1996), garota ouvinte, filha de pais surdos descobre a música.

Amy (Austrália/1998), garota surda em nova cidade.

Anatomie D´un Miracle (França/1999), Documentário sobre Marco, cego e surdo de nascença, veio para o instituto na idade de doze anos, "como na idade da pedra" e, em poucos anos a Senhora Guadalupe lhe ensinou a falar. Um milagre. Quantas mentiras para sempre? Tanto quanto for necessário. Saúl, aleatório visitante, por sua mera presença desencadeia a turbulência dentro do mundo do Marco.

And Now Tomorrow (USA/1944), paciente fica surdo após meningite.

Askari (EUA/2002), aventura de duas mulheres na África.

Assassinato em Manhattan (When Justice Fails) - (EUA/1997), atriz é surda, policial se apaixona por promotora suspeita de assassinato.

Assassinato Perfeito (In Her Defense) - (Canadá/1998), jovem advogado se envolve amorosamente com uma mulher surda casada com um milionário.

A Summer to Remember (USA/1985), Garoto se comunica com orangotango em Língua de sinais.

A Vida de Alexander Graham Bell (The Story of Alexander Graham Bell) – (EUA/1939), Alexander Graham Bell se apaixona por garota surda e tenta inventar meios para telegrafar a voz humana. Inventa o telefone, casa-se e torna-se rico e famoso.

A Vida Secreta das Palavras (La Vida Secreta de las Palabras) – (Espanha/2005), Hannah, é introvertida, solitária e parcialmente surda. Um incidente faz com que ela permaneça cuidando de Josef, que sofreu uma série de queimaduras que o deixaram cego temporariamente.

Á Procura de Mr. Goodbar (Looking for Mr. Goodbar) – (EUA, 1977), na vida profissional, a professora Theresa é reconhece pelos seus trabalhos com crianças surdas. Já sua vida sentimental não esta nada bem, principalmente depois de dois relacionamentos problemáticos consecutivos. Sem rumo, se envolve nas perigosas e agitadas noites da cidade.

Babel (EUA/2006), Adolescente japonesa surda descobrindo a sexualidade. Aborda temas de Sexualidade, Violência e Suicídio.

Belinda - Johnny Belinda (USA/1948), história de uma mulher surda sua vida é transformada quando ela é descoberta por um médico que lhe ensina a linguagem dos sinais. Feita versão para TV em 1982 com o nome Johnny Belinda.

Beethoven - Un Grand Amour de Beethoven (França/1936), 1801, Viena: Beethoven tem diversos casos de amor e fica noivo de Thérèse de Brunswick por anos. Quando percebe que está ficando surdo e sofre de uma profunda depressão.

Beethoven - Tage aus einem Leben (Alemanha/1976) outro título Beethoven-Days in a Life. Beethoven viveu de 1770 a 1827. O filme analisa a partir do momento em que ele começou a tornar-se surdo em 1813. Dentro de 8 anos, ele estava completamente surdo.

Big Little Person (EUA/1919), Homem surdo que recupera a audição.

Biyaya ng lupa (Filipinas/1965), outro título Blessings of The Land. Casal filipino tem um filho surdo que deve superar suas limitações para ajudar a família.

Black (Indiana/2005), surdo-cega, ajuda seu professor e guia a superar o Mal de Alzheimer. Filme difícil de encontrar, mas é emocionante.

Blinker en het Bagbag-juweel (Holanda/2000), Garoto fotografa objetos históricos de casa antiga, tem um Pastor que trabalha com surdos.

Blue Moon (Canadá/1999), jovem mãe tem filha surda de 5 anos.

Bonanza - Trovão Silencioso – Volume 3 - 3º Episódio (Bonanza - Silent Thunder – (EUA/1959-1973), seriado de TV, Joe encontra uma garota surda e decide ensina-la a linguagem dos sinais.

Broadway Dos Meus Sonhos - The Dancer (França/2000), retrata a história de uma bailarina muda apaixonada pela música e que sonha, um dia, chegar a Broadway.

Budbringeren – Correio Desinteressante (Noruega/1997), sobre um carteiro e mulheres surdas.

Busca Alucinada (Psych-Out) – (EUA/1968), garota surda procura pelo irmão e recebe ajuda de Stoney e seus companheiros chapados.

Captain Johnno (Tour the Sun) - (Austrália/1988), um menino surdo e seu amigo numa pequena cidade Australiana de pesca.

Cegos, Surdos e Loucos (See No Evil, Hear No Evil) – (EUA/1989), um cego e um surdo são testemunhas de um assassinato. Comédia.

Cenas de Praia ou Um Lugar à Beira-Mar ou O mar mais silencioso daquele verão (Ano natsu, ichiban shizukana umi) - (Japão/1991), Shigeru é um jovem surdo que trabalha na companhia de limpeza urbana num dia encontra uma prancha no lixo e resolve aprender a surfar. Três títulos em português.

Choices (EUA/1981), rapaz é barrado no time de futebol da escola ao descobrirem que é parcialmente surdo.

Cine Gibi – O filme - Turma da Mônica (Brasil/2004), animação, o DVD tem a opção de intérprete de Libras.

Cidade das tristeza (cty of sadness) - (Taiwan/1989), sobre uma família e seu filho mais novo surdo é preso durante o massacre de 1947.

Compensation (EUA/1999), história de duas mulheres surdas no século 19.

Congo (EUA/1995), gorila se comunica em língua de sinais.

Cop Land (EUA/1997), policial com problemas de audição.

Corpo a Corpo (Corps a corps) - (França/2002), bailarina sofre acidente e fica surda. Cenas de sexo.

Country of the Deaf ou Les Silencieuses (Strana Glukhikh) – (Rússia/1998), História de Rita e Yaya, surda que trabalha numa boate. O amante de Rita, Aljoscha perde um jogo de apostas altas. Consciente de que sem meios para saldar a dívida, Aljoscha vai morrer, as duas garotas se escondem e sonham com uma nova vida num lugar onde não há maldade.

Crazy Moon (Canadá/1986), dificuldade de aprendizagem de uma jovem surda. A atriz é realmente surda.

Crisálida (Brasil/2019) Ao retratar situações familiares, sociais e psicológicas vividas por surdos, Crisálida cruza narrativas e personagens evidenciando como o contato com a língua de sinais pode ser um dos agentes transformadores dos envolvidos num universo visual.  
Site: https://www.seriecrisalida.com.br/

De volta a vida (Retour à la vie) - (França/2000), atriz surda vive em Paris com seu marido de 20 anos mais velho.

Deafula (EUA/1975), Adaptação de Drácula todo em língua de sinais. É dublado em Inglês.

Deliverance (USA/1919), Cinema mudo. Retrata a história de Helen Keller.

Depois do Silêncio (Breaking Through) – (EUA/1996), Laura surda de 20 anos aprende língua de sinais, depois de conhecer uma assistente social.) Tem outro nome em Português: "Palavras do Silêncio"

Dil Ka Rishta (Índia/2003), Professora de surdos se casa com um rapaz, sofrem um acidente ele morre e ela perde a memória.

Dobermann (França/1997), filme Policial, tem uma personagem cigana surda

Em Busca de Vingança (What the Deaf Man Heard) – (EUA/1997), depois de vinte anos fingindo ser surdo, homem quebra o silêncio e se vinga de outro que fez sua vida infeliz.

E Seu Nome é Jonas (And Your Name Is Jonah) (TV Film) – (USA/1979), é ensinado a língua de sinais para criança surda sair do isolamento.

Filhos do Silêncio (Children of a Lesser God) – (EUA/1986), professor de linguagem de sinais se apaixona por surda. A atriz é surda.

Fome de Amor (Brasil/1968), Alfredo surdo-cego recebe casal em sua casa. Filme de sexo e troca de casais.

Gestos do amor (Dove siete? Io sono qui) – (Itália/1993), Mãe não aceita a condição de seu filho surdo. A tia o ajuda a integrá-lo em grupo de surdos, ensinando-lhe a linguagem de sinais.

Goya (Goya en Burdeos) – (Espanha/1999), surdo e doente, Francisco José de Goya y Lucientes, gênio da pintura espanhola, vive exilado em Burdeos, no fim de sua vida.

Hamill (The Hammer) – (inglês, 2012), filme retrata a trajetória do lutador do UFC Matt Hamill, que, surdo de nascença, superou o preconceito e as dificuldades criadas por sua condição através da luta greco-romana, na qual começou graças ao seu padrasto.

Helen Keller: O Milagre Continua (EUA/1984), O relacionamento entre uma professora e sua aluna surda e cega. Sequência do filme "O Milagre de Anne Sullivan".

Hoshi no kinka Série de TV (Japão/1995), mulher surda trabalha em consultório de um jovem médico e eles se apaixonam. Quando ele se muda para Tóquio ela revela o seu amor em Língua de Sinais, ele sofre um acidente e perde a memória.

Lágrimas do Silencio (Bridge to Silence) – (EUA/1989), surda entrega a filha aos cuidados da avó.

La Vie silencieuse de Marianna Ucria (França/1997), jovem surda é obrigada a se casar aos 13 anos, aprende língua de sinais com o auxílio de um tutor francês. Atriz surda.

Le Bateau de Mariage (França/1993), tem uma personagem surda.

Le Saut de L'Ange (França/1991) – Curta metragem, um pesquisador que se vê entre o racional e o irracional, com a ciência e o reencontro com um surdo que quebra sua rotina.

Little House on the Prairie Série de TV (USA/1974-1983) - 6ª Temporada Episódio 17 "Silent Promises". Laura ajuda um garoto surdo ensinando-o a se comunicar.

Meus Filhos (Musuko)(Japão/1991), Tetsuo é um jovem que mora sozinho em Tóquio, encontra uma garota surda-muda e fica apaixonado.

Morte Silenciosa (Dead Silence) – (EUA/1997), viagem de estudantes surdos quando se deparam com três criminosos em fuga.

Na Companhia de Homens (In The Company of Men) – (EUA/1997), Dois jovens executivos querem se vingar das mulheres e escolhem como alvo uma atraente digitadora surda.

Nada que eu ouça (Sweet Nothing in My Ear) - (EUA/2008) Um homem (Jeff Daniels) quer recuperar a audição de seu filho (Noah Valencia) com cirurgia, mas sua esposa surda (Marlee Matlin) não concorda com o plano.


No Silêncio do Amor (Love Is Never Silent) – (EUA/1985), mulher se esforça para conseguir sua independência.

No ritmo do Coração (2021), conta a história de uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos. Ruby (Emilia Jones), a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia.

Objeto do Desejo (The Object of Beauty) – (Inglaterra/1991), Jake e Tina perdem sua fortuna, restando-lhes uma estatueta de alto valor. A estatueta desaparece, e exerce uma estranha atração sobre Jenny, a camareira de um hotel, que é surda.

Os Cinco Sentidos (The Five Senses) – (EUA/2000), Richard, um do personagens, é um oftalmologista que está tendo problemas de audição e precisa encontrar novas formas de ouvir.

O Filme Surdo de Beethoven (Zyklus von Kleinigkeiten) – (Bélgica/1998), retrata os últimos dias da vida do compositor, quando se comunicava através da escrita com seus parentes.

O Garoto Selvagem (L'Enfant Sauvage) – (França/1969, em 1797), um menino encontrado floresta vivia como selvagem sem saber andar, falar ou se expressar como nós. Em Portugal recebe o nome: "O Menino Selvagem".

O Martírio do Silêncio (Many), (EUA, 1952), Mandy Garland nasceu surda e tem sido muda por toda sua vida. Seus pais acreditam que ela é capaz de falar, ela é matriculada numa escola para surdos que tem um professor especial.

Olhos Assassinos (Eyes of a Stranger) – (USA/1981), Jane, irmã de uma surdo-cega, e descobre que um de seus vizinhos é um assassino.

O Milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker) – (EUA/1962), história da Helen Keller.

O Milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker) – (EUA/2000), foi refilmado duas vezes, ambas para a televisão, em 1979 e em 2000) A atriz Patty Duke, que interpretou Helen Keller no primeiro filme, interpretou Anne Sullivan no segundo filme.

Onde a Verdade se Encontra (Where the Truth Lies) – (EUA/1999), advogado defende surda acusada de assassinato. Atriz surda. Filme feito para TV.

O País dos Surdos (Le pays des sourds) – (França/1992), documentário premiado, A que se assemelha o mundo para pessoas que vivem no silêncio?) Parceiros da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil podem solicitar a locação de uma das cópias deste filme.


O Poder da Esperança (EUA/2007) - Depois de desistir de estudar oratória na faculdade por causa de um confronto com um de seus ídolos, Richard Pimentel entra para o Exército e luta no Vietnã. Durante seu tempo de serviço, Richard perde praticamente toda a sua audição. Com um novo círculo de amigos, o soldado descobre seu talento para palestrante motivacional e se transforma em um defensor dos deficientes.

O Que Mais Pode Acontecer? (What´s The Worst That Could Happen?) – (EUA/2001), ladrão profissional é pego em flagrante, tem uma cena curta engraçada no senado traduzida em língua de sinais. Não tem nenhum personagem surdo, está aqui como curiosidade os surdos gostam de ver a cena.

O Resto é Silêncio (Brasil/2003), curta metragem premiado, atores principais são surdos. Adolescente surdo leva uma vida solitária, voltado apenas para livros e poesia. Até o dia em que Clara, também surda, vai estudar na mesma escola. Disponível nas videotecas do SESC. Este filme é uma gracinha.

O Segredo de Beethoven (Copying Beethoven) – (Alemanha/2006), uma estudante é designada a trabalhar com Beethoven, o mais celebrado artista vivo da época.

O Som do Silêncio - (EUA/2020), 

Paciente 14 (Patient 14) – (EUA /2004), Liza é vítima de um ataque que resulta em surdez. Desesperada, concorda em participar de um tratamento experimental para voltar a ouvir.

Palavras do Silêncio (Breaking Through) – (EUA/1996), Laura surda de 20 anos aprende língua de sinais, depois de conhecer uma assistente social. Tem outro nome em Português: "Depois do Silêncio"

Para Além do Silêncio (Jenseits der Stille) – (Alemanha/1996), filha de pais surdos ajuda na comunicação com o mundo. Tem outro nome em Português: “A Música e o Silêncio”.

Pela Primeira Vez (For the First Time) – (EUA/1959), um ídolo da ópera mundial se apaixona por uma linda garota surda.

Por que tem que ser assim? (The Heart is a Lonely Hunter) – (USA/1968), surdo tenta viver com uma família em uma cidade grande, próximo de seu único amigo. Filme forte, aborda o tema do suicídio.

Quatro Casamentos e um Funeral (Four Weddings and a Funeral) – (Inglaterra/1994), história de Charles, solteirão, que encontra Carrie em casamentos e funerais. O irmão de Charles é um ator surdo. Contém cenas de sexo.

Quem Somos Nós? (What the Bleep Do We Know?) – (EUA/ 2004), a deficiente auditiva Amanda está numa experiência ao estilo ”Alice no País das Maravilhas” enquanto seu monótono cotidiano começa a se desmanchar. Aborda a Física.

Quem Somos Nós? Uma nova Evolução. (What the Bleep!? Down the Rabbit Hole) – (EUA/2006), o mesmo filme acima com uma versão estendida, com acréscimo de novas cenas e novas descobertas científicas.

Querido Frankie (Dear Frankie) - Produção (Inglesa/2004), garoto surdo que recebe cartas do pai.

Rapidinho no Gatilho (Lightning Jack) – (EUA/1994), Jack Kane é o melhor atirador do velho oeste. Durante um assalto a banco, Jack pega um garoto surdo como refém, os dois acabam muito amigos e ele ensina o garoto como ser um fora-da-lei.

Rápidos, brutos e mortais ou Deaf Smith and Johnny Ears (Los Angeles - EUA/1972), faroeste. Surdo une-se a pistoleiro.

Relação Explosiva (The Break up) – (EUA/1998), Mulher surda, maltratada pelo marido vai parar no hospital e fica sabendo que ele foi assassinado. De vítima, passa a ser a principal suspeita.

Ritmo Acelerado (It's All Gone Pete Tong) – (Inglaterra/2006), vida trágica do lendário Frankie Wilde DJ surdo.

Rodeio da vida (Blue Rodeo) - (Feito para a TV/1996), garoto surdo muda para cidade nova.

Ruas Selvagens (Savage Streets) – (EUA/1984), Violência urbana, uma das personagens é surda.

Sobre meus lábios (Sur mes lèvres) – (França/2001), secretária deficiente auditiva consegue ler as piadas nos lábios de seus colegas de trabalho.

Sons do Silêncio (Sounds of Silence) – (EUA/Suécia/1989), Fotógrafo herda casarão na Suécia e vai passar temporada no local com noiva e o filho dela, Dennis, um garoto surdo.

Sympathy for Mr. Vengeance (Coréia do Sul/2002), Ryu, surdo, quer fazer tudo para salvar sua irmã.

Tiros na Escuridão (Do not disturb) – (Holanda/1999), Melissa garota muda, se perde dos pais e, num beco escuro, testemunha um assassinato.

Tommy (Inglaterra/1975), filho vê a morte do pai e pressionado pela mãe e o amante, o jovem acaba ficando cego, surdo e mudo. Com o tempo, descobre-se um campeão do fliperama.

Tortura Silenciosa (Hear no Evil) – (EUA/1993), o roubo de uma moeda de Alexandre, o Grande, faz com que uma deficiente auditiva seja perseguida por um detetive.

Tudo em Família (The Family Stone) – (USA/2005), um dos personagens é surdo e gay, mas não é o foco principal da estória. Aborda o tema da adoção por casal gay.

Two Shades of Blue (EUA/2000), advogada surda é contratada para defender suspeita de assassinato de bilionário. Atriz surda.

Zorro (EUA/1957), Seriado da TV, Bernardo o escudeiro fiel de Zorro se faz passar por surdo, mas é apenas mudo. O personagem Bernardo aparece em quase todos os episódios e é muito engraçado, os surdos gostam.


Um comentário:

Eloisio Albuquerque disse...

A tempos que estou tentando achar alguns filmes dessa lista e está bem difícil.