Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O que é o Setembro Azul?

 

QUE É O SETEMBRO AZUL?

Em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436 foi sancionada a lei reconhecendo a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão no país.

A escolha do mês de setembro é repleta de significados na cultura e história nacional e internacional.

o Setembro azul nos lembra da luta para quebrar as barreiras e proporcionar uma sociedade inclusiva para todos.

Nesta batalha estão os indivíduos surdos, que promovem a campanha Setembro Azul com a proposta de conscientizar outras pessoas de suas capacidades e lutar contra o preconceito.

Por que azul?

A cor azul possui um significado que para muitos pode ser triste, mas também pode ser encarada como um símbolo de orgulho e resistência da Comunidade Surda. A simbologia vem da Segunda Guerra Mundial quando, durante a tentativa dos nazistas de livrar o mundo daqueles considerados “inferiores”, todas as pessoas com deficiência eram identificadas por uma faixa azul no braço — o que incluía a população surda.

campanha Setembro Azul tem a finalidade de chamar a atenção para a luta pela visibilidade, acessibilidade e inclusão da comunidade surda, no mundo. Sabemos que a prática na verdade deve ser diária, afinal pessoas surdas sofrem preconceitos e encontram barreiras todos os dias.

Logo, ser ativo nessa batalha é se engajar no propósito de promover uma sociedade inclusiva, de respeito e de valorização a esses seres humanos. Desse modo, o mês de setembro visa ser referência para que a luta continue todos os outros dias.

O mês tem datas importantes para a comunidade surda, sejam elas lembranças das perdas do passado ou celebrações das conquistas:

21/09: Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

A data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005, com o objetivo de conscientizar a população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados.

23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais.

Esta data significa o nascimento de uma organização em defesa dos direitos, cujo objetivo é a preservação das línguas de sinais, da cultura das pessoas surdas e, principalmente, o respeito e a promoção do conhecimento e uso das línguas de sinais.

O único sinal universal é o “I love you”, que em português significa “Eu te amo”

26/09: Dia Nacional dos Surdos.

O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil!

o Dia Nacional dos Surdos, reconhecido pela Lei federal nº 11.796 de 2008, é um dos momentos para incentivar a conscientização e o fortalecimento das lutas da comunidade surda, enfrentando o desmonte e fragilização de políticas públicas, como a educação bilíngue para surdas/os, atendimento de profissionais de saúde em Libras às pessoas surdas, e a orientação às famílias de crianças recém-diagnosticadas com perda auditiva quanto à importância da aquisição da Libras.

30/09: Dia do Tradutor / Intérprete

celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.

Nenhum comentário: