Translate

Pesquisar este blog

sábado, 26 de dezembro de 2009

Prolibras certifica profissionais do MS para ensino, interpretação e tradução da língua de sinais

O Estado tem 30 novos profissionais habilitados pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino, interpretação e tradução da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A certificação é concedida aos candidatos que participam do exame de Certificação de Proficiência na Libras (Prolibras).
O resultado da avaliação foi divulgado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - parceira do MEC na aplicação da prova que concede a habilitação aos profissionais.
Dos 30 aprovados nas provas que aconteceram em outubro, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande, seis recebem a certificação de nível superior para o ensino de Libras. Outros 10 serão certificados em nível médio para o ensino da língua de sinais. Para a certificação em tradução e interpretação da libras/língua portuguesa/libras serão habilitados três profissionais de nível superior e 11 de nível médio no Estado.
Neste ano o MEC aplicou a prova do Prolibras em 32 cidades brasileiras. Em Mato Grosso do Sul a avaliação aconteceu somente na Capital. As provas atenderam candidatos fluentes em Libras - surdos ou ouvintes. O Prolibras serve para comprovar os conhecimentos em libras, por parte do candidato. Comprovada a aptidão, o mesmo poderá ministrar cursos e exercer a função de tradutor/intérprete. A avaliação é aplicada nas etapas teórica e prática.
O resultado do Prolibras está disponível no site www.prolibras.ufsc.br. Neste endereço os candidatos podem verificar o resultado individual e a lista completa dos aprovados no processo seletivo de 2009. Também está disponível o gabarito da avaliação teórica.

Nenhum comentário: