Translate

Pesquisar este blog

domingo, 27 de dezembro de 2009

Marlee Matlin


Biografia:

Marlee Beth Matlin (nascida em 24 de agosto de 1965) é um atriz norte-americana ganhadora do Oscar e é surda.

Matlin perdeu a audição quando ainda era bebê (aos 18 meses de vida) devida à doença exantema súbito (Roseola infantum). Ela perdeu primeiro a audição do ouvido direito e 80% do ouvido esquerdo.


Ela fez seu primeiro trabalho quando possuía 7 anos, como Dorothy numa versão para o teatro da peça O maravilhoso mágico de Oz e continuou a aparecer no mesmo grupo de teatro.


Seu primeiro trabalho no cinema foi em 1986 no filme Children of a Lesser God - Os Flhos do Silêncio - pelo qual ganhou o globo de ouro de melhor atriz dramática e o Oscar de melhor atriz (aos 20 anos, a mais jovem a ganhar o prêmio), ao contracenar com o seu marido na época, o ator William Hurt.


Trabalhou também em séries de televisão como, Reasonable Doubts (1991 – 1993) e pelo qual foi indicada ao Emmy Award, Picket Fences. Ela trabalhou regularmente na série durante a última temporada.

Ela trabalhou também em The West Wing e Blue's Clues. Outros trabalhos na televisão incluem: Seinfeld, Desperate Housewives, e Law & Order: Special Victims Unit. Ela foi indicada para o Primetime Emmy Award no ano de 2004.

Marlee trabalh também com várias organizações não-governamentais, incluindo: Children Affected by AIDS Foundation, Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation, Starlight Children's Foundation e também a cruz vermelha.

Matlin casou com o oficial Kevin Grandalski em 29 de agosto de 1993. Eles tem 4 filhos: Sarah Rose, Brandon, Tyler, e Isabella Jane.

Em 2002, publicou sua primeira novela, Deaf Child Crossing.

Em 2004, ela estrelou o controverso filme What the Bleep Do We Know como Amanda.

Atualmente, trabalha na série americana The L Word e interpreta uma contraditória artista plástica chamada Jodi. Sua personagem se relaciona com Bette (Jennifer Beals), decana da universidade onde ela trabalha. Matlin entrou na quarta temporada da série.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marlee_Matlin

http://www.marleematlinsite.com/


Nenhum comentário: