Autor: Eufalia Fernandes (Org.)
Sinopse:
A leitura, a compreensão dos textos e a produção escrita são tarefas árduas ao surdo em sua trajetória escolar e profissional. A língua de sinais, ao ser introduzida dentro dos espaços escolares, passa a ser coadjuvante no processo, enquanto o português e o oralismo ocupam o papel principal. Em razão disto, crianças, jovens e adultos surdos não têm o verdadeiro acesso ao saber escolar pelas limitações que lhe são impostas. Para além do aprendizado de uma língua, portanto, o bilingüismo na educação de surdos é uma discussão muito mais ampla, de ordem política, social e cultural, uma vez que a língua é o instrumento que concretiza todas as interações sociais. Como se dá a evolução dos conceitos no domínio da linguagem pelos surdos? E qual o papel dos pais, do professor, da escola e dos ouvintes, como mediadores dentro de escolas que pretendam ser verdadeiramente democráticas? Responder a estas e muitas outras questões foi o grande objetivo dos autores deste livro, que, com suas pesquisas e vivências do cotidiano, dão concretude ao tema do bilingüismo na educação dos surdos.
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