Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Filme "Filhos do Silêncio"

FILHOS DO SILÊNCIO (1986)
Children of a lesser God


Direção: Randa Haines
Roteiro: Hesper Anderson
Produção: Patrick J. Palmer, Burt Sugarman
Música Original: Michael Convertino
Música Não Original: Johann Sebastian Bach
Fotografia: John Seale
Edição: Lisa Fruchtman
Design de Produção: Gene Callahan
Direção de Arte: Barbra Matis
Figurino: Renée April
Efeitos Especiais: Neil Trifunovich
País: USA
Gênero: Drama
Nota: 8,7
Prêmios: Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Atriz (Marlee Matlin)

Globo de Ouro - Prêmio de Melhor Atriz-Drama (Marlee Matlin)

Festival de Berlim - Prêmio Urso de Prata (Randa Haines)

Indicações: Academia de Hollywood - Indicado aos Oscars de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (William Hurt) e Melhor Atriz Coadjuvante (Piper Laurie)
Academia Britânica - Indicado ao Prêmio de Melhor Roteiro Adaptado

Globo de Ouro - Indicado aos Prêmios de Melhor Filme-Drama e de Melhor Ator (William Hurt)

Festival de Berlim - Indicado ao Urso de Ouro (Randa Haines)
Filme assistido em: 1987


Sinopse
Numa pequena cidade da Nova Inglaterra, James Leeds é o novo professor de linguagem de uma escola para surdos. Idealista, é conhecido por usar métodos nada convencionais em suas aulas. Assim, logo ao chegar, é advertido pelo administrador da escola, Dr. Curtis Franklin, para que não utilize sua tão falada criatividade com os seus novos alunos.
Não intimidado com a advertência recebida, Leeds põe em prática seus métodos, que incluem o uso do rock 'n' roll, em alto volume, a fim de ensinar aos alunos a sentirem as vibrações da música e a tentarem falar foneticamente.
Mas um novo elemento entra em sua vida, quando conhece a bela e atraente Sarah Norman, uma excepcionalmente inteligente e extremamente amarga jovem mulher. Sarah, já graduada pela escola, decidiu permanecer lá, como empregada, a fim de se manter confinada em seu mundo de silêncio, que aparentemente lhe dá mais segurança.
Ela logo se mostra interessada em Leeds, com quem se comunica através da linguagem dos sinais. Ele procura fazer com que ela passe a ler lábios e a falar um pouco. Através da Sra. Norman, mãe de Sarah, ele toma conhecimento que ela fora molestada sexualmente quando era adolescente, o que a tornou uma pessoa amarga. Tal fato explica porque ela é tão hesitante nas tentativas em que ele procura estreitar um relacionamento.
Passado algum tempo, Leeds consegue finalmente se aproximar mais de Sarah e os dois terminam se apaixonando, embora ambos tenham que aprender novas formas de melhor comunicarem seus sentimentos.
....
Críticas
Baseado numa peça da Broadway escrita por Mark Medoff, "Filhos do Silêncio" é um excelente filme. Realizado pela cineasta americana Randa Haines, o filme narra o complexo relacionamento que se desenvolve entre um professor de uma escola para pessoas surdas e uma jovem deficiente marcada por um trauma da adolescência.
A partir de um ótimo roteiro e contando com a ajuda de grandes atores, a diretora Randa Haines realiza um belo trabalho.
O elenco, sem dúvida, é o quesito mais importante desse filme. Os atores conseguem transformar as cenas mais simples em algo realmente excepcional. Marlee Matlin, que é surda na vida real, e Piper Laurie, no papel de sua mãe, estão simplesmente magníficas. Suas expressões faciais falam mais que palavras. Na cena em que a personagem de Marlee dança lentamente, ela, através de suas expressões, deixa transparecer que está sentindo e vivenciando aquela música. William Hurt também nos oferece uma grande interpretação, como o novo professor. Merece ainda destaque a atuação de Philip Bosco, no papel do administrador da escola.


Fonte: 65 anos de Cimena

Nenhum comentário: