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terça-feira, 12 de abril de 2011

5 perguntas e respostas sobre inclusão de alunos surdos


Respondemos a cinco dúvidas comuns sobre os programas governamentais e a oferta de materiais de apoio para incluir os alunos com deficiência auditiva nas turmas regulares


1 Toda escola deve ter um intérprete de Libras?

Qualquer escola que tiver alunos com deficiência auditiva nas classes regulares tem o direito a um intérprete de Libras. Caso você tenha apenas um aluno surdo matriculado, procure outras escolas da região e monte um pequeno grupo de estudantes que possam receber o atendimento de um profissional no contraturno. Isso facilita o trabalho das Secretarias de Educação, que cadastram intérpretes anualmente, mas ainda não conseguem atender à procura das instituições de ensino.

Outro profissional importante nesse processo é o instrutor surdo – um profissional com deficiência auditiva que atua na escola e ensina a língua de sinais para os alunos surdos e, eventualmente, para os ouvintes também.

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3 comentários:

SILENE DE ARRUDA disse...

http://anacarolinafrank.blogspot.com/2011/04/5-perguntas-e-respostas-sobre-inclusao.html

SILENE DE ARRUDA disse...

A abordagem sobre a questão do Tradutor Interprete de Libras é muito relevante, haja vista muitas pessoas desconhecerem esse direito. A sua divulgação beneficiará muitos surdos.
Outra questão a ser abordada, apesar do avanço com relação inclusão social, é que, se o interprete atuar fora de sua área de formação acadêmica, acabará por prejudicar o surdo, devido ao desconhecimento de conteúdos específicos. A criação de cursos formativos, para profissionais de interpretes em libras, tende a aumentar a oferta de profissionais na área, universalizando o acesso e beneficiando os surdos.

Anônimo disse...

Olá Prof. Ana Carolina, somos alunas da Unasp Eng. Coelho e estamos concluindo a pós em Inclusão Social.
Estamos aqui, porque nosso TCC é sobre inclusão do deficiente auditivo e achamos o seu blog realmente muito interessante e gostariamos de parabenizá-la pelo mesmo, pois enriqueceu muito o campo de pesquisa do nosso trabalho.
Inclusive buscaremos utilizar suas atividades de histórias em libras em sala de aula.

Francisca Marques da Silva
Juliana Arrivabene Neumann Pereira
Márcia Cristina da Silva.

Cosmópolis, 01 de maio de 2.011
11:19 Hrs.