Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

MEC nega fechamento de escolas especiais para surdos e cegos

RIO - O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quarta-feira que desautoriza o anúncio feito pela diretora nacional de Políticas Educacionais Especiais do MEC, Martinha Claret, sobre o fechamento, até o fim do ano, do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Surdos (Ines), em Laranjeiras, e do serviço de ensino fundamental para deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant, na Urca .

VÍDEO:Aluno da escola de surdos protesta contra fechamento do Ines

O ministro da Educação, Fernando Haddad, convocou as direções das duas instituições cariocas para uma reunião terça-feira em Brasília. Segundo o MEC, o encontro servirá para desfazer o mal-entendido criado pela declaração de Martinha. Cerca de 800 crianças e jovens das duas instituições recebem os serviços especiais, do maternal ao ensino médio.

LEIA TAMBÉM:Institutos Nacional de Surdos e Benjamin Constant foram fundados no século XIX

LEIA TAMBÉM:Para professora, alunos não compartilham a língua nas escolas convencionais

LEIA TAMBÉM:Movimento de inclusão combateu manicômios

Câmara convoca Haddad para discutir inclusão

A repercussão negativa da possibilidade de interrupção dos serviços fez a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados colocar em pauta na próxima terça-feira a convocação do ministro Haddad. A intenção é discutir a política de inclusão de alunos com necessidades especiais nas redes públicas municipais e estaduais. Na Defensoria Pública da União no Rio, o defensor André Ordacgy informou que irá instaurar um procedimento investigatório para analisar a situação do Ines e do Benjamin Constant.

- Os colégios públicos e também os privados não estão preparados para receber os alunos com necessidades especiais, tanto na questão de acessibilidade quanto pedagógica. Já temos ações nesse sentido - informa o defensor público da União.

Está prevista para esta quinta-feira, às 10h, na Cinelândia, uma manifestação com entidades representativas de pais e de alunos com necessidades especiais contra a possibilidade de fechamento das duas instituições.

- Queremos igualdade de oportunidades, mas a inclusão não ocorre de fato, pois não se colocam as tecnologias necessárias - conta a presidente da ONG Guerreiros da Inclusão, Sheila Melo, uma das organizadoras da manifestação. - Há alunos surdos, por exemplo, que não têm tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) das aulas.

Prefeitura nega falta de intérpretes em escolas

Kátia Nunes, diretora do Instituto Helena Antipoff, centro de referência de educação especial da prefeitura, nega que haja alunos surdos sem acompanhamento por intérprete na rede municipal:

- Nos efetivamos o direito do acesso às crianças com necessidade especial à escola. Elas passam por avaliação pedagógica e têm seu encaminhamento garantido ao colégio escolhido pelo pai do aluno, com professor e intérprete adaptado às necessidades deles.

Kátia garantiu que há intérprete para Libras em número suficiente. A rede municipal tem 9.923 alunos com necessidades especiais, sendo 4.508 em salas especiais.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/03/30/mec-nega-fechamento-de-escolas-especiais-para-surdos-cegos-924128550.asp


Um comentário:

Maykon de Souza disse...

Olá Ana!
Estou acompanhando as postagens do seu blog e gostaria, desde já, de parabeniza-la pelo conteúdo atual e de grande utilidade.
Sou Coordenador Pedagógico na Rede Estadual de Ensino - Ensino Fundamental - Ciclo II, onde a escola ao qual trabalho, possui vários casos de alunos com deficiência auditiva.
Juntamente com os professores estamos procurando se interar mais do assunto, e o material que está disponibilizando será muito útil na nossas HTPCs.
Maykon de Souza
Também trabalho com um blog que posto o meu cotidiano de trabalho, opiniões e sugestões...se puder visitá-lo ficarei muito honrado!
http://www.diariodecoordenador.blogspot.com