Translate

Pesquisar este blog

domingo, 27 de setembro de 2009

UFPR divulga vídeos com intérprete de Libras sobre inscrições para o vestibular

Site da universidade tem seis vídeos gravados por intérprete de Libras.
Instituição reserva uma vaga em cada curso para portadores de deficiência.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou, nesta semana, no site
www.nc.ufpr.br , uma série de vídeos com instruções na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para o vestibular 2010. Segundo a UFPR, desde o ano passado a instituição reserva uma vaga extra em cada curso de graduação para candidatos portadores de deficiência.
A professora Sueli Fernandes, pesquisadora que colabora com a equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) da universidade, afirma que dentro da política de inclusão de alunos surdos, é preciso priorizar a diferença linguística. "Desde antes do seu acesso, um candidato surdo, quando vê esse tipo de iniciativa, já se sente acolhido pela universidade", disse Sueli por meio de nota da UFPR.

Em 2008, dos 93 inscritos para concorrer às vagas para os candidatos com deficiência, 12 foram aprovados, nove deles portadores de deficiência física e três deficientes visuais.



Regras
Os candidatos com deficiências que se enquadrem nas categorias auditiva, física, motora, visual ou múltipla, citadas nos artigos 3º e 4º do decreto federal 3.298, de 1999, podem disputar as vagas reservadas.É necessário manifestar esse interesse no ato de inscrição e, até 30 de setembro, imprimir e entregar pessoalmente ou enviar pelos Correios o formulário e atestado médico, conforme o edital do vestibular . Antes da primeira fase, o candidato será submetido à avaliação de uma banca encarregada de validar o atestado médico. O candidato com deficiência participará do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos no que diz respeito à possibilidade de inscrição através de cotas, conteúdo das provas e critérios de aprovação. Candidatos que precisem de condições especiais para a realização da prova devem solicitá-las no momento da inscrição. Ao final da segunda fase, os candidatos com deficiência que não tenham obtido classificação em seu curso terão suas pontuações relacionadas em ordem decrescente. A vaga de deficientes será destinada ao que obtiver o melhor desempenho entre eles. Candidatos que já possuem curso superior não podem optar por concorrer às vagas para pessoas com deficiência.
Inscrições

As inscrições do vestibular da UFPR estão abertas até as 16h do dia 30, no site
www.nc.ufpr.br . Os dados mais recentes da universidade apontam que 35,3 mil formulários de inscrição já haviam sido preenchidos pela internet. Desse total, 10,1 mil candidatos pagaram a taxa. Serviço Inscrição: até 30/9 Taxa: R$ 72 Provas: 29/11 (1ª fase) e 12/12 e 13/12 (2ª fase) Telefone: (41) 3313-8800 Site: www.nc.ufpr.br


Fonte: http: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1315978-5604,00.html

Nenhum comentário: