Translate

Pesquisar este blog

sábado, 1 de agosto de 2009

Semana da inclusão educacional debate a diversidade

De 10 a 14/8/2009, o Senac Consolação realiza a 4ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação, que nessa edição traz o tema Diversidade. São palestras, oficinas e uma exposição que buscam proporcionar um espaço de vivência, compartilhamento de experiências, integração e reflexão em torno da inclusão social e educacional de pessoas com deficiência.
Realizado desde 2005, o evento é aberto a educadores, gestores de recursos humanos e do terceiro setor, empresários, profissionais da área da saúde e a todos os interessados pelo tema.
Entre os palestrantes estão importantes profissionais ligados à inclusão social, como Mara Gabrilli, psicóloga, publicitária e vereadora na cidade de São Paulo, e João Kulcsár, fotógrafo e professor que desenvolve projetos de inclusão de pessoas com deficiência visual através de experimentações fotográficas, entre outros.

Para o público participar é preciso entregar 1 kg de alimento não perecível ou um item de higiene pessoal.
A programação do evento é a seguinte:
De 10 a 14/8/2009

Exposição: Percepções do VisívelFotografias feitas por pessoas com deficiência visual que participam do projeto Alfabetização Visual, coordenado pelo fotógrafo e professor João Kulcsár.
Projeto Tenda dos SentidosBaseado em experiência de privação de sentidos e de mobilidade, oferece percurso onde são explorados o tato, a audição, o olfato e outras sensações. O percurso dura alguns minutos e busca fazer com que pessoas sem deficiência sintam a privação.
– Local: Jardim de Inverno e Salão Nobre do Senac Consolação

Dia 10/8/2009, segunda-feira

Das 19h30 às 21h30: Oficina Este Estranho tão FamiliarPsicodinâmica na qual os participantes podem se ligar ao outro a partir do que lhes é estanho e/ou familiar.Palestrantes: Arnaldo Domìnguez, psicanalista, coordenador do curso Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo e membro da Escola da Causa Analítica do Rio de Janeiro; e Bernadete Alves de Souza, educadora social, atriz, articuladora e mobilizadora comunitária.
Das 16 às 17 horas: Oficina A Diversidade Pode Ser DivertidaDifunde aspectos da convivência em meio à diversidade humana. A autoimagem, a autopercepção, a relação pessoal consigo mesmo e com o outro são situações vivenciadas na prática, de maneira lúdica e interativa, tendo a música, a dança e a expressão corporal como instrumento para melhor absorção dos conceitos de diversidade e cidadania.Palestrante: Mark Van Loo, diretor-fundador do instituto de dança Bombelêla, professor de educação física e empreendedor social formado pela Artemísia Foundation.

Dia 11/8/2009, terça-feira
Das 14h30 às 16h30: Palestra Projeto Tenda dos SentidosAborda a experiência em produzir eventos voltados à sensibilização e à inclusão, como a Tenda dos Sentidos, seus objetivos e proposta de interação com público.Palestrante: Selene Marinho, produtora de eventos sociais na cidade de São Paulo há mais de 20 anos.

Das 19h30 às 21h30: Palestra A Diversidade como Valor: Programa de Diversidade na EmpresaPropõe reflexão e diálogo sobre o processo de implantação de programa de diversidade em empresas, considerando a diversidade como um valor.Palestrante: Mario Augusto Costa Valle, educador, orientador educacional e coordenador pedagógico na criação e no desenvolvimento de cursos, treinamentos e projetos educacionais.
Dia 12/8/2009, quarta-feira

Das 14h30 às 16h30: Palestra Percepções do Visível – Projeto Alfabetização VisualAborda o projeto de fotografia participativa com jovens e adultos deficientes visuais realizado no Centro Universitário Senac, onde os alunos aprendem a usar a fotografia como meio de expressão criativa e de inclusão social.Palestrante:João Kulcsár, fotógrafo, mestre em artes pela Universidade de Kent, Inglaterra. Atua em projetos sociais usando a fotografia como ferramenta de alfabetização visual. É professor do curso Bacharelado em Fotografia do Senac e coordena o curso de fotografia para pessoas com deficiência visual do Centro Universitário Senac.
Das 19h30 às 21h30: Palestra Derrubando Barreiras: Superação e Inclusão SocialA vereadora Mara Gabrilli fala sobre acessibilidade na cidade de São Paulo e o processo de inclusão de pessoas com deficiência no âmbito do poder público.Palestrante: Mara Gabrilli, publicitária, psicóloga, ex-titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e vereadora na Câmara Municipal de São Paulo. Empreendedora social, preside o Instituto Mara Gabrilli, ONG que apoia atletas com deficiência e fomenta pesquisas científicas desde 1997.
Dia 13/8/2009, quinta-feira
Das 14h30 às 16h30: Palestra Ser ou não Ser Favorável às Práticas de Diversidade: Eis a Questão?Reflexão e discussão sobre as práticas de diversidade nas organizações.Palestrante:Jamille Barbosa Cavalcanti Pereira, professora de graduação e de pós- graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da UNIFMU, desenvolve palestras e programas sobre diversidade no contexto organizacional.
Das 19h30 às 21h30: Palestra Empregabilidade, Tecnologia e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência.Aborda as vantagens que a tecnologia proporciona na empregabilidade de pessoas com deficiência e como as empresas podem se beneficiar e praticar a inclusão.Palestrante: Julio Cezar Pires, engenheiro mecânico e pós-graduado em gestão empresarial, tem experiência em planejamento, gerenciamento e implementação de projetos nas áreas de engenharia, tecnologia da informação e terceiro setor.
Dia 14/8/2009, sexta-feira
Das 14h30 às 16h30: Palestra A Diversidade como Valor: Programa de Diversidade na EmpresaPalestrante: Mario Augusto Costa Valle

Local: Senac Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 228 - 1º andar - Centro
São Paulo - SP
Telefone: 11.2189-2100
Data e Horário: 10/08/2009 até 14/08/2009,
Preço1 kg de alimento não parecível ou produto de higiene pessoal
Site:

Nenhum comentário: