Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fimca realiza integração social e incluirá LIBRAS no curso de turismo

O Curso de Turismo da FIMCA – Faculdade Integrada Aparício Carvalho, será o pioneiro do Estado a incluir em sua grade curricular, a partir do sexto período, a disciplina de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa, que tem como objetivo legitimar a educação inclusiva, permitindo a melhor interação entre os futuros turismólogos e as pessoas surdas, começa a valer a partir deste segundo semestre de 2009, conforme revelou o professor José Marques, coordenador do Curso de Turismo.

As aulas serão ministradas pelo professor Marcus Antônio Loureiro do Nascimento, intérprete e tradutor, pós-graduado em LIBRAS, que já vem promovendo oficinas de LIBRAS na FIMCA e em outras instituições do Estado de Rondônia. Ao concluir o curso, os formando estarão aptos a atender com mais eficiência os turistas e as pessoas com problemas auditivos.

“A iniciativa é importante porque as grandes empresas estão contratando pessoas que tenham conhecimento de LIBRAS, em face da exigência de inclusão social, hoje cada vez mais comum no mundo corporativo. E tem mais, para todos os efeitos legais, o domínio da LIBRAS, para quem só fala um idioma, torna-o bilíngüe. Já tivemos o caso de uma aluna que foi chamada para trabalhar no aeroporto e não ia ser contratada porque não falava inglês. Mas quando ela provou que conhecia LIBRAS, foi imediatamente contratada, apesar de não falar inglês”, relatou o coordenador. A aluna em questão, ainda no início do curso, tinha feito uma oficina de LIBRAS, oferecida pela FIMCA como atividade complementar, o que se tornou um diferencial decisivo, na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Segundo o professor Marques, a intenção da diretoria geral da FIMCA é estender essa iniciativa para a matriz curricular de outros cursos de graduação oferecidos pela instituição. Mas, independentemente disso, as oficinas serão regularmente oferecidas como atividade complementar, e qualquer aluno ou pessoa da comunidade poderá participar sem problema algum.

O Curso de Turismo da FIMCA forma este semestre a sua terceira turma. “A atividade está em franco crescimento em todo o mundo, e em particular no Estado de Rondônia, onde muitos dos formandos já estão inseridos no mercado de trabalho, estagiando tanto no Serviço Público quanto na iniciativa privada”. Os investimentos públicos e privados já em curso, além de outros que ainda estão em fase de planejamento, vão precisar cada vez mais de profissionais aptos a promover o desenvolvimento turístico regional, de modo a gerar qualidade de vida no trabalho, excelência empresarial e ampliação do diálogo com a comunidade. “E o nosso curso vem formando esses profissionais com tanta competência, que alguns deles já foram contratados antes mesmo de se graduarem”, finalizou o professor Marques.
Fonte: ASSESSORIA (É permitida a reprodução desta matéria desde que citada a fonte.)

3 comentários:

Patrícia Oliveira disse...

Olá, como gosto muito de seu blog quero te oferecer um selinho. Passa no meu blog pra pegar. Beijos...

Unknown disse...

Olá Ana!
Fiquei surpreso quando vi uma matéria publicada no seu blog sobre minhas oficinas.
Gostaria muito de manter contato, por favor.
marcus_loureiro@hotmail.com

Unknown disse...

Oi Ana!
Quanto tempo não temos contato.
Bom, entrei aqui pra avisar que lá no meu orkut tem fotos do Dia Nacional dos Surdos em Porto Velho - RO e também tem fotos da apresentação da Associação de Surdos de Porto Velho, aproveita pra conhecer Indira, presidente da Associação.
Abraços