Translate

Pesquisar este blog

sábado, 31 de janeiro de 2009

Pedro Ponce de León

origem: Wikipédia, a enciclopédia


O espanhol Pedro Ponce de León (1520 - 1584) foi um monge beneditino que recebeu creditos como o primeiro professor para surdos. Ponce de León estabeleceu uma escola para surdos no Monastério de San Salvador em Oña Burgos. Seus escasos alunos eram tudos crianças surdas, filhos de aristocratas ricos que tinham recursos para o confidenciar-lhe estes tutorados.

Seu trabalho com crianças surdas focalizou em ajudá-las aprender como escrebir a língua. Instruiu as crianças na escrita e em gestos simples con um alfabeto bimanual. Ponce de León não se tornou conhecido por desenvolver uma trabalho com língua de sinais. Ponce de León teria desenvolvido um alfabeto manual que permitia ao estudante que aprendesse a soletrar (letra por letra) toda a palavra. Os pesquisadores modernos analisam se este alfabeto foi baseado, integralmente ou em parte, em simples gestos con as duas mãos. O alfabeto unimanual publicado por Juan de Pablo Bonet em 1620, foi distinto do alfabeto bimanual usado por Ponce de León.

O trabalho de Ponce de León com os surdos foi considerado de grande importância por seus contemporâneos. A maioria dos europeus no século XVI, acreditava que o surdos eram incapazes de sererm educados. Muitos acreditavam que o surdos nem mesmo poderiam ser educados como cristãos, deixando-os à margem da sociedade.

3 comentários:

Cristian_Espindola disse...

ñ é isso

blog da Ana Carolina, pedagoga surda disse...

oi, boa tarde, cristian, não é isso? porque?

Ana Carolina

Monica disse...

Qual o papel de Pedro Ponce de Leon para a educação dos surdos na
Espanha?